Qualis Capes - C
A classificação do Qualis é feita de forma estratificada e varia de acordo com a área de avaliação, com notas que podem ir de A1 (a melhor classificação) até C (classificação mais baixa). Essa qualificação reflete a qualidade da publicação com base em critérios como fator de impacto, visibilidade internacional, relevância acadêmica e outras métricas pertinentes à área científica.
A classificação Qualis CAPES leva em consideração diferentes indicadores bibliométricos, incluindo o CiteScore (Scopus), o Journal Impact Factor (JIF; fator de impacto) e o índice h5 ou h10 (Google Acadêmico).
A CAPES usa modelos de regressão e critérios objetivos para classificar os periódicos dentro de cada área temática (área-mãe). O ponto importante que você precisa saber é que os periódicos são divididos em faixas percentílicas de amplitude 12,5%, gerando oito possíveis estratos, isto é, 100 / 12,5 = 8, conforme indicado na Figura 1.
Figura 1 - Percentil de classificação de categorias do qualis
Fonte: psicometriaonline.com.br
Essa avaliação do Qualis Capes é um dos principais critérios utilizados por programas de pós-graduação e pesquisadores para avaliar e medir a produção acadêmica, sendo relevante para a obtenção de bolsas e financiamento para pesquisas. E a Revista Brasileira de Negócios e Desenvolvimento Regional está enquadrada pela avaliação da CAPES, como Qualis C na área interdisciplinar.